MY PLACE - Postcard Project

MY PLACE - Projeto – LEM – Inglês
Postcard - “My place” (or neighborhood)
SOMENTE ESCOLAS MONITORADAS
Justificativa  O conteúdo programático da 6ª série explora lugares  da cidade e vizinhança e baseado nesta situação de aprendizagem, o projeto em destaque é uma forma de consolidar o conhecimento de forma significativa para o aluno .
Explora o gênero correspondência , resgatando as características do gênero Cartão Postal , pouco trabalhado ultimamente. Podendo ser trabalhado também na disciplina de Português.
Sabendo que  em nossa região  não há cartões postais destes bairros  ou municípios, a valorização do espaço e a divulgação das paisagens naturais eleva a auto estima dos alunos e da comunidade. Outro foco do projeto é buscar parcerias para a confecção destes cartões, dando uma visão empreendedora e inovadora. Desta forma há uma valorização do espaço geográfico onde a escola está inserida bem como do patrimônio cultural local.
Objetivos: Desenvolver a habilidade de escrita explorando vocabulário referente a lugares e preposições. Promover a comunicação e interação dos jovens com outras comunidades.
Promover a valorização do meio em que vivem (bairro, cidade) divulgando paisagens, cultura local, prédios históricos etc.  Promover o protagonismo juvenil, uma vez que o próprio aluno fará a montagem dos postais.

Interdisciplinaridade : Articular com Português - criação de uma Narrativa de Aventura a partir das fotos .

Público alvoSomente escolas monitoradas – alunos de  6ª série
(14 escolas  da DE de Apiaí  que não atingiram os índices do SARESP 2010)


Desenvolvimento: 
Iniciar um trabalho em sala explorando as características de um postcard: e vocabulários específicos
greeting/talk about a place/ Address/
A escola receberá um arquivo em Power Point para ser trabalhado nas aulas de Inglês com imagens e vocabulários.

Etapas e Cronograma
Etapa 1
Em sala de aula : Reproduzir a estrutura de um cartão postal em folhas de sulfite (Anexo 3) e fazer as devidas inferências quanto ao gênero,  ortografia e preenchimento.  ( 2 aulas) usando o Power Point de modelo;
Na sala de informática :Fazer uma pesquisa de campo dos pontos turísticos do bairro e registrar em fotos;
Anexar as fotos  a um arquivo do Word  , fazer a reescrita do texto  com as correções necessárias . (anexo 1) (2 aulas )
Fazer esta atividade com fotos diferentes e diversas vezes até que o aluno possa construir seu próprio texto  referindo –se a imagem selecionada.

Etapa 2
Selecionar entre 10 a 15 produções dos alunos (arquivo do  Word) ,  enviar  para postagem  no blog de Inglês , enviar para PCOP- Sandra Campos = pcop.sandracampos@gmail.com

Etapa 3
Realizar uma votação com a turma e eleger a foto que irá representar a escola e/ou Bairro para a confecção definitiva de postais ;
Enviar a foto selecionada para  a Diretoria de Ensino a/c da PCOP Sandra Campos;
Busca de Patrocínio para confecção de 100 postais por escola;




Etapa final
Escrever nos postais , direcionando a outras escolas participantes postando no correio ;


Atribuições do PC e Professor de Inglês:
- Preencher o Termo de adesão e enviar via caixinha aos cuidados da PCOP Sandra Campos (até 30 de junho)
 - Imprimir o anexo 3 e trabalhar em sala com a matriz (anexo 3) características do postal  (junho e julho);
- Utilizar kit multimídia para reproduzir o arquivo em Power Point;
- Utilizar a sala de informática com o auxilio do estagiário do Acessa escola
- Selecionar algumas fotos do bairro / comunidade/ município onde a escola está inserida;
- Reproduzir o anexo 1 e trabalhar na sala de informática reescrevendo os postais  e colando a foto selecionada; (Mês de agosto)  (anexo 1 )

Após impressão dos postais definitivos :
- Cada aluno irá preencher um postal e enviar para outras escols ( via correio)
- Selecionar 10 postais produzidos pelos alunos para enviar para DE  (Escanear preservando a letra original do aluno) a/c de PCOP (Agosto) pcop.sandracampos@gmail.com

Os postais recebidos serão publicação no site de Inglês

Atribulição do PCOP
Acompanhar cada etapa do projeto nas UEs;
Busca de patrocínio para selecionar um trabalho e transformar em Postal  do Município ou do Bairro
1400 Postais. (no mínimo)

Preço de custo do postal = R$ 0,60 (média pesquisada nas gráficas da região)

Publicar os postais no blog
Efetivar o envio de postais via correio para outras escolas participantes (Setembro)
Desta forma todos que enviarem, também  receberão postais de diferentes lugares. Criando um círculo de amizade e proporcionando que os alunos conheçam  outras localidades da região descritos com diferentes vocábulos da Língua Inglesa.
As sobras dos postais ficarão para a escola utilizar em outras ocasiões

Data de início: 2º bimestre

Término : Setembro

*Comunicar a adesão à PCOP de Inglês pcop.sandracampos@gmail.com