September 24, 2012

Jovens Embaixadores


Diretoria de Ensino de Apiaí seleciona seu representante
O programa
Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.
Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/jeprogram.html


A seleção
A 4ª etapa de seleção aconteceu no dia 21 de setembro , horário oficial  em todo o Brasil e a Diretoria de Ensino de Apiaí contou com a participação de quatro candidatos:  Larissa Bonrruque, José Etori Neto e Gilberto Garces da EE Profª Antonia Baptista Calazans Luz e Luane da EE João Antunes Alexandre – Guapiara. Nesta data, os candidatos participaram de um exame escrito enviado pela Embaixada Americana. Em seguida também realizaram a avaliação oral.
Uma das etapas da avaliação oral, avaliando o espírito de liderança, consistia em criar uma bandeira que representasse seus sonhos e ideais. Os participantes, em duplas, só poderiam se comunicar em Inglês. E na sequência foram entrevistados em Inglês pelos avaliadores.
Compondo a equipe de avaliadores estavam os professores Cionara A. Dusi Mendes e Valdeci de Lima Assis, sob a coordenação da PCNPE de LEM Sandra Campos. 
Ao final, o aluno Gilberto Garcez de Oliveira Filho, da Escola Antonia foi classificado para representar a Diretoria de Ensino de Apiaí a nível estadual.
Os avaliadores acompanhados da PCNPE-LEM
O finalista Gilberto Garcez

Conheça um pouco sobre o representante
Gilberto nasceu em 30 de janeiro de 1995, é aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Antonia. Voluntário do Projeto de Xadrez  “ Batalha do Conhecimento , prazer em Aprender” ensina as regras de xadrez para alunos da escola e também do CEMAE.
 O projeto, desenvolvido há quase 10 anos, pela professora Janice Prestes, visa além de aprimorar a lógica matemática, valores, ampliar as habilidades de relacionamento interpessoal e minimizar as atitudes de bullying no ambiente escolar. 
Desta forma, as  regras do xadrez são  comparadas com as grandes decisões da vida diária.
Por que você se e candidatou ao Programa Jovens Embaixadores?
Há muitas razões pela qual eu me candidatei a Jovem Embaixador, uma delas é que a oportunidade de aprender e praticar outro idioma para minha futura carreira. Além da oportunidade de rever valores e conceitos, criar opiniões e pontos de vista a respeito da sociedade, política e economia mundial. Como embaixador vou poder aprimorar meu voluntariado e claro será bem divertido.
Qual carreira você pretende seguir?
Eu sonho é fazer um curso de Arquitetura e depois me especializar em Design de Interior.
Quais as disciplinas que mais lhe agradam?
Inglês e Arte. Sempre tive um pouco de dificuldades com números e isto elimina bastante disciplinas. Eu sempre gostei de música, dança e teatro o que me aproxima muito da Arte. Também me correspondo em Inglês no meu dia a dia o que me faz sentir a vontade nas aulas de Inglês.
 Qual o seu maior sonho?  E como pretente alcançá-lo?
Meu sonho é tornar um grande Design de Interiores. Após concluir o Ensino Médio, pretendo fazer a faculdade e me tornar membro da ABD (Associação  Brasileira de Design de Interiores)
Na sua opinião, quais as qualidades de um líder ?
Um líder deve estar preparado para tudo e qualquer situação. As pessoas esperam que o lider consiga ajudá-los a resolver problemas. Acredito que como lider eu deva dar o melhor de mim e em caso de falhar , estar pronto para receber as críticas e tentar melhorar.  A função de lider é muito importante.
Como se sente sendo um voluntário?
Eu sou voluntário na minha comunidade não somente pelo prazer de ensinar , mas principalmente pelo prazer em aprender , sempre.
Como você descreve sua personalidade?
Não gosto de me descrever, acho que quando alguém pede para que eu me descreva, isso pode me limitar e eu não gosto de limites.

. . . A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/jeprogram.html
Todos os participantes receberam dicionários de Inglês/Português doados pelas papelarias Peter e 14 de Agosto

A Diretoria de Ensino de Apiaí deseja a você, Gilberto, boa sorte nas próximas etapas !